Mas o que é um atendimento reativo? E um atendimento proativo? Quais as diferenças entre eles? Qual a melhor opção? Como aplicar um atendimento reativo? Que benefícios esse tipo de atendimento oferece? Continue lendo este artigo e você entenderá melhor!
Diferenças entre suporte proativo e reativo
O que faz um consumidor comprar e/ou recomprar um produto ou serviço de um determinado local, como um provedor de internet, além do preço ou qualidade da oferta, é o serviço.
Uma das coisas que determinam o grau de satisfação do cliente é a forma como ele é recebido, a forma e a rapidez com que tira suas dúvidas, resolve solicitações e problemas com eficiência e precisão.
O bom preparo da equipe é o primeiro passo para um atendimento com alto grau de excelência. Ter estratégias e ferramentas para ajudar a otimizar operações e processos é o segundo passo.
É igualmente importante saber quais são os tipos de serviços existentes que podem ser oferecidos ao cliente. Como dissemos anteriormente, existem dois tipos de ajuda bastante comuns e utilizados: a reativa e a proativa.
Você sabe as diferenças entre eles? Explicaremos isso em detalhes mais tarde, mas primeiro vamos definir o que cada um significa:
serviço reativo: refere-se aos serviços que foram executados desde a ativação pelos clientes. Ou seja, ocorre quando a interação é iniciada pelo próprio consumidor. Serve para esclarecer eventuais dúvidas do cliente e até resolver o problema;
atendimento proativo: refere-se ao fato de que o contato a ser feito com o cliente parte da própria empresa. É uma resposta cuja iniciativa parte da própria organização. É usado, por exemplo, para informar o cliente.
A principal diferença, como você pode ver, é que em um atendimento reativo, espera-se que o cliente entre em contato com ele para poder interagir com ele, enquanto em um atendimento proativo, não se espera que o cliente tome a iniciativa nesse respeito. conversa, agindo antes. ele está procurando uma organização.
Quais as vantagens do suporte proativo?
Aderir ao atendimento proativo pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, como aumento da satisfação, retenção e fidelização do cliente.
Quando uma empresa toma a iniciativa de ajudar seus clientes e proporcionar-lhes a melhor experiência possível, as chances de retenção aumentam. Em muitos casos, eles se tornam verdadeiros defensores da marca.
Eles não apenas ficam satisfeitos com o serviço oferecido de forma ativa, como também passam a indicar a empresa para outras pessoas. E isso gera novas oportunidades de vendas para a empresa.
Outra vantagem do atendimento proativo é que ao se antecipar aos problemas e resolvê-los antes que eles se materializem, a empresa reduz custos, otimiza a rotina da equipe de atendimento e aumenta a produtividade do setor.
E mais: ao surpreender o cliente e superar suas expectativas por meio de um atendimento proativo, você pode estreitar relacionamentos e agregar valor às soluções oferecidas.