Serviços de TI, CUSTO ou INVESTIMENTO?

A tecnologia da informação desempenha um papel de destaque no mercado atual. Quando se trata de gestão de TI, vale ressaltar que com a introdução cada vez maior da tecnologia nos mais diversos modelos e segmentos de negócios, é inconcebível que uma empresa não estude as melhores estratégias para agregar valor não apenas aos seus processos internos, mas para sua empresa como um todo.

Mas antes de iniciarmos nossa discussão sobre esse tema, vamos explicar as diferenças entre custos e investimentos. Apesar de se falar muito sobre isso, muitos ainda confundem o tema, não só na área de tecnologia, mas também em outros segmentos.

Investimento é a aplicação de capital para ampliar a capacidade produtiva do empreendimento, gerando a expectativa de que o lucro gerado será maior que o valor investido.

Os custos, por sua vez, são representados pelos insumos necessários à produção e comercialização dos produtos. Ou seja, representam gastos para manter o que já existe.

Podemos dizer ainda que os investimentos são realizados principalmente nas empresas e não em TI especificamente, na medida em que é da diferença entre os valores gerados das vendas dos produtos/serviços, e dos custos primordiais para a sua elaboração, que resultará o lucro desejado, no entanto estes valores nem sempre estão vinculados aos ativos de TI.

Esses ativos irão contribuir para que os lucros sejam gerados, entretanto não serão eles os produtos comercializados.

Gere valor para seu negócio

Com base nos conceitos discutidos acima, um investimento em ativos de TI pode ser visto às vezes como um investimento e às vezes como um custo, variando de acordo com as tarefas que executam.

Nas situações em que isso é visto como um custo, pode ser abordado da mesma forma que outras despesas. São considerados os gastos com insumos, energia, publicidade, etc., gastos necessários ao bom funcionamento da empresa, que lhe permitem fornecer seus produtos com maior valor agregado. Assim, o investimento na área de TI é elemento fundamental para aumentar o valor de mercado e, consequentemente, o lucro da empresa.

Quando os gastos com TI são críticos para o desenvolvimento de novos produtos, eles fazem parte do investimento. Nesse ponto, vale se perguntar: esses valores são fundamentais para o desenvolvimento do negócio ou entrada em novos mercados? Ou eles apenas ajudarão a criar valor?

Ressalta-se que os custos contribuem para o aperfeiçoamento e comercialização dos produtos, devido ao condicionamento à criação de uma identidade frente ao mercado.

Quando devo investir?

Existem empresas que tratam os gastos com tecnologia como um investimento necessário para administrar um negócio. Os empreendedores, para quem a evolução tecnológica é prioridade, não poupam esforços na aquisição de novos produtos, sabendo que, se não o fizerem, podem ficar para trás. Este mercado está em constante expansão, não só para empresas, mas também para usuários e outros profissionais.

Justificam-se, portanto, os investimentos, principalmente considerando quais serão os lucros, mas os cálculos devem ser feitos levando em consideração os riscos e erros que podem surgir ao longo do caminho.

É um erro supor que um investimento em tecnologia alivia uma empresa de dificuldades ou crescimento estagnado, ou que atribuir esse valor garante seu crescimento.

Essa expansão é resultado de outros fatores e não depende do valor investido, mas de como esse valor será administrado, se será responsável e condizente com a realidade da empresa.

Investir em TI é uma necessidade

Por mais que a tecnologia da informação seja um diferencial competitivo importantíssimo para todas as empresas, ainda há aquelas que não enxergam todo o seu potencial e por isso mantém baixos investimos no setor. Essas companhias acabam tendo o seu desenvolvimento comprometido.

Aumente a produtividade da empresa com TI

Um dos fatores que atrapalham a produtividade das empresas é a execução de processos manuais. Designar um funcionário para coordenar atividades que podem ser melhoradas com a tecnologia é um verdadeiro impedimento para a geração de negócios e afeta os resultados da empresa.

A implantação da tecnologia na rotina da empresa possibilita a racionalização, otimização e automatização dos processos rotineiros, que, ao contrário do que parece, são necessários para manter a condição do negócio.

Se a sua empresa ainda possui tarefas muito repetitivas que não exigem pessoas para realizá-las, certamente a TI pode ser uma grande aliada e auxiliar e agilizar sua execução.

O serviço de TI pode melhorar sua imagem no mercado

A imagem que uma empresa tem no mercado é muito importante para a sua condição e é um dos fatores responsáveis ​​pela conquista de novos clientes. No cenário atual, um negócio que pareça ultrapassado e cheio de processos demorados acabará vendendo uma imagem igualmente negativa.

A imagem é criada na base da organização, representada pelo que é oferecido aos clientes. Flexibilidade, bom atendimento, preços competitivos e soluções inovadoras. Desistir de qualquer um desses recursos fará com que a imagem da sua marca seja danificada de forma quase irreversível.

A maneira como você lida com todos esses fatores depende diretamente de seus investimentos em TI.

O serviço de TI ajuda a atingir os objetivos da sua empresa

Investir em formas de automatizar processos não só melhora o trabalho, mas também promove uma melhor realocação dos recursos internos da empresa.

Como? Bem, se você já tinha um colega de trabalho dedicado ao processo de suporte, isso significa que mão de obra cara foi usada para fazer coisas que uma máquina poderia fazer em segundos, certo?

Pois bem, com a adoção da tecnologia, essa pessoa poderá colaborar de acordo com os objetivos da empresa de forma muito mais estratégica, contribuindo na elaboração e implantação de projetos importantes para o negócio.

A melhor contribuição que um funcionário pode dar a uma empresa é desenvolver uma estratégia de crescimento da empresa. A TI bem organizada possibilita orientar a equipe nessa direção.

O serviço de TI mantém os dados seguros

Um dos recursos mais valiosos hoje é a informação. Os dados gerados interna e externamente são de fundamental importância para a tomada de decisões e gestão plena do negócio.

As empresas que não investem em tecnologia podem sofrer com a perda de dados, principalmente se estiverem fisicamente dispersas, o que pode trazer consequências tanto para suas operações quanto para sua imagem. Se passarmos para o aspecto dos dados do cliente, o assunto fica ainda mais sério e exige atenção redobrada.

Em um cenário onde múltiplas ferramentas e processos de TI eficientes estão disponíveis para gerenciamento de dados, como armazenamento em nuvem e software de backup poderoso e seguro, é irresponsável ignorar sua existência.

Competitividade no mercado

Um dos efeitos mais promissores do investimento em TI é o aumento da competitividade da empresa no mercado. Em nosso cenário atual, agilidade e bom atendimento são valores tão importantes quanto o preço.

Quando uma empresa oferece diferenciais que realmente auxiliam as empresas em seus processos, os clientes não se importam em pagar um pouco mais para adquiri-los.

Portanto, se uma empresa não investe em TI, ela não consegue desenvolver soluções que lhe tragam valor agregado.

Saiba mais sobre os nossos serviços de TI

Retorne a página inicial do nosso site e descubra mais (clicando aqui) ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (clicando aqui).

Rua José Torrezan, N°1615 - Jardim Torrezan, Saltinho - SP, 13440-084