O que é e qual a Importância do Gerenciamento 24/7 para a sua empresa?

Hoje vamos discutir um tema muito importante para todas as empresas: monitoramento do ambiente de TI 24/7.

Conforme o seu negócio cresce, e com ele a quantidade de dados e o ambiente de TI como um todo, os processos ficam cada vez mais complexos, certo? Se eles não forem constantemente monitorados, sua empresa pode perder três ativos importantes: dados, clientes e dinheiro.

Então, como você mantém todo esse volume sob controle para limitar riscos e perdas? Existe alguma solução para isso?

Saiba que tal solução existe e se chama monitoramento 24/7. No post de hoje você vai entender:

  • Por que monitorar seu ambiente de TI?
  • O que é o monitoramento 24/7?
  • Para quais empresas o monitoramento 24/7 é recomendado?
  • Quais são os benefícios do monitoramento de infraestrutura de TI 24/7?

Por que monitorar o ambiente de TI

Monitorar seu ambiente de TI é necessário por um simples motivo: prevenção.

Ter o máximo controle sobre a infraestrutura, garantindo alta disponibilidade de sistemas e aplicações deve ser a preocupação de toda empresa que deseja evitar e minimizar o risco. Quando a equipe de TI monitora tudo o que acontece no ambiente de tecnologia, muitos problemas podem ser evitados ou resolvidos rapidamente, como:

  • falhas do sistema;
  • Indisponibilidade de recursos por falha do sistema;
  • Lentidão devido a causas conhecidas e desconhecidas;
  • A dificuldade de medir indicadores de desempenho;
  • Identificação precoce de problemas antes que eles se tornem grandes e causem indisponibilidade.

Resumindo: investir em monitoramento do ambiente de TI — o monitoramento 24x7x365 — é fundamental para um bom NOC (Network Operations Center), resultando, ainda, na garantia do TCO (Total Cost of Ownership), sendo a receita financeira estipulada para o departamento de TI.

O Que é monitoramento 24/7?

Monitoramento 24/7 é uma espécie de solução de suporte a área de TI.

Na prática, sua empresa contrata nossa equipe para monitorar seu ambiente de TI 24 horas por dia. Ou seja, é um suporte que não para, e caso ocorra algum incidente na infraestrutura de TI, nossa equipe dará o suporte necessário para sua empresa.

Para quais empresas o monitoramento 24/7 é recomendado?

O monitoramento 24/7 geralmente é aconselhável para empresas com infraestrutura de TI que são muito importantes para o negócio e cujo o tempo de inatividade (por menor que seja) pode significar prejuízos qualitativos e financeiros.

É o caso, por exemplo, do setor hospitalar, do setor industrial, do comércio eletrônico e de outros nichos de mercado que exigem controles bem definidos para minimizar riscos no ambiente de TI.

Quais são os benefícios do monitoramento 24/7?

Os riscos diminuem

Como já dissemos, esse é um dos principais objetivos do monitoramento do ambiente de TI. Contando com uma equipe de suporte dedicada e ferramentas dedicadas de gerenciamento e monitoramento, as ameaças são rapidamente identificadas e removidas, na verdade, muitas são resolvidas antes mesmo que os usuários finais percebam.

Correção de vários problemas de forma eficaz em menos tempo

A terceirização do monitoramento do ambiente de TI permite a identificação e correção mais rápida de muitos problemas que podem ocorrer simultaneamente.

Em outras palavras, é um monitoramento altamente eficiente, já que os softwares específicos utilizados para essa finalidade rodam scripts que prontamente identificam falhas, oferecendo soluções imediatas.

A segurança aumenta na infraestrutura de TI

Ao monitorar 24 horas por dia e 7 dias por semana, a segurança no ambiente de TI é elevada a um alto nível, caracterizado por um verdadeiro gerenciamento de eventos.

Na prática, graças ao monitoramento e proteção de hardware e software, a segurança da informação se torna mais confiável, pois haverá um mapeamento completo que não só previne grandes falhas, como também avalia o desempenho dos equipamentos da empresa.

Rápida identificação dos impactos no negócio

O monitoramento integral em tempo real dá à empresa uma visão global de seu ambiente de TI, permitindo uma avaliação mais completa de todos os impactos positivos e negativos na empresa. Dessa forma, o conselho de administração da empresa se beneficia disso, pois consegue tomar decisões com mais agilidade.

Aumenta a produtividade da equipe de TI da empresa

O monitoramento 24/7acompanha o crescimento do volume de dados da empresa e desonera a equipe interna, tornando-a muito mais produtiva e disponível para trabalhos focados no core business. Veja um exemplo!

Suponhamos que você tenha um e-commerce. Nesse caso:

  • A equipe terceirizada monitora proativamente a infraestrutura de TI, reagindo a eventos e problemas, enquanto sua equipe pode estar mais atenta às necessidades internas dos usuários da empresa – por exemplo, relacionadas a softwares de gestão como CRM e ERP.
  • Por sua vez, os seus colaboradores podem dedicar-se a tarefas diretamente relacionadas com o comércio eletrônico, como a adaptação do website à melhor experiência de utilização possível, minimizando as dificuldades de utilização por parte dos clientes e, consequentemente, aumentando as vendas.

Como fazer o monitoramento 24/7 da sua empresa?

Nós da Bruzza Tech podemos cuidar do monitoramento 24/7 da sua empresa, temos uma equipe especializada nesse assunto. Clique aqui e entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.

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