Hoje vamos discutir um tema muito importante para todas as empresas: monitoramento do ambiente de TI 24/7.
Conforme o seu negócio cresce, e com ele a quantidade de dados e o ambiente de TI como um todo, os processos ficam cada vez mais complexos, certo? Se eles não forem constantemente monitorados, sua empresa pode perder três ativos importantes: dados, clientes e dinheiro.
Então, como você mantém todo esse volume sob controle para limitar riscos e perdas? Existe alguma solução para isso?
Saiba que tal solução existe e se chama monitoramento 24/7. No post de hoje você vai entender:
Por que monitorar o ambiente de TI
Monitorar seu ambiente de TI é necessário por um simples motivo: prevenção.
Ter o máximo controle sobre a infraestrutura, garantindo alta disponibilidade de sistemas e aplicações deve ser a preocupação de toda empresa que deseja evitar e minimizar o risco. Quando a equipe de TI monitora tudo o que acontece no ambiente de tecnologia, muitos problemas podem ser evitados ou resolvidos rapidamente, como:
Resumindo: investir em monitoramento do ambiente de TI — o monitoramento 24x7x365 — é fundamental para um bom NOC (Network Operations Center), resultando, ainda, na garantia do TCO (Total Cost of Ownership), sendo a receita financeira estipulada para o departamento de TI.
O Que é monitoramento 24/7?
Monitoramento 24/7 é uma espécie de solução de suporte a área de TI.
Na prática, sua empresa contrata nossa equipe para monitorar seu ambiente de TI 24 horas por dia. Ou seja, é um suporte que não para, e caso ocorra algum incidente na infraestrutura de TI, nossa equipe dará o suporte necessário para sua empresa.
Para quais empresas o monitoramento 24/7 é recomendado?
O monitoramento 24/7 geralmente é aconselhável para empresas com infraestrutura de TI que são muito importantes para o negócio e cujo o tempo de inatividade (por menor que seja) pode significar prejuízos qualitativos e financeiros.
É o caso, por exemplo, do setor hospitalar, do setor industrial, do comércio eletrônico e de outros nichos de mercado que exigem controles bem definidos para minimizar riscos no ambiente de TI.
Quais são os benefícios do monitoramento 24/7?
Os riscos diminuem
Como já dissemos, esse é um dos principais objetivos do monitoramento do ambiente de TI. Contando com uma equipe de suporte dedicada e ferramentas dedicadas de gerenciamento e monitoramento, as ameaças são rapidamente identificadas e removidas, na verdade, muitas são resolvidas antes mesmo que os usuários finais percebam.
Correção de vários problemas de forma eficaz em menos tempo
A terceirização do monitoramento do ambiente de TI permite a identificação e correção mais rápida de muitos problemas que podem ocorrer simultaneamente.
Em outras palavras, é um monitoramento altamente eficiente, já que os softwares específicos utilizados para essa finalidade rodam scripts que prontamente identificam falhas, oferecendo soluções imediatas.
A segurança aumenta na infraestrutura de TI
Ao monitorar 24 horas por dia e 7 dias por semana, a segurança no ambiente de TI é elevada a um alto nível, caracterizado por um verdadeiro gerenciamento de eventos.
Na prática, graças ao monitoramento e proteção de hardware e software, a segurança da informação se torna mais confiável, pois haverá um mapeamento completo que não só previne grandes falhas, como também avalia o desempenho dos equipamentos da empresa.
Rápida identificação dos impactos no negócio
O monitoramento integral em tempo real dá à empresa uma visão global de seu ambiente de TI, permitindo uma avaliação mais completa de todos os impactos positivos e negativos na empresa. Dessa forma, o conselho de administração da empresa se beneficia disso, pois consegue tomar decisões com mais agilidade.
Aumenta a produtividade da equipe de TI da empresa
O monitoramento 24/7acompanha o crescimento do volume de dados da empresa e desonera a equipe interna, tornando-a muito mais produtiva e disponível para trabalhos focados no core business. Veja um exemplo!
Suponhamos que você tenha um e-commerce. Nesse caso:
Como fazer o monitoramento 24/7 da sua empresa?
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