O que é EDR?
EDR, ou “Endpoint Detection and Response”, é uma solução de segurança de endpoint que monitora continuamente os dispositivos do usuário final para detectar e responder a ameaças cibernéticas, como ransomware e malware.
Em outras palavras, a segurança EDR usa várias técnicas de análise de dados para detectar comportamentos suspeitos no sistema, bloquear atividades maliciosas e fornece sugestões de reparo para restaurar as partes afetadas.
Agora que você entendeu o que é EDR, vamos entender como ele funciona na prática.
Como funciona o EDR?
As soluções de segurança EDR registram atividades e eventos que ocorrem em todo o sistema em tempo real.
Desta forma, as equipes de cibersegurança ganham a visibilidade necessária para detectar incidentes que provavelmente passariam despercebidos.
Além disso, as ferramentas EDR também oferecem recursos avançados de investigação e resposta, incluindo:
Isso significa que a captura de informações que a segurança EDR realiza ajuda não só a combater as ameaças em tempo real, mas também ajuda a fortalecer o esquema de prevenção das próximas que surgirem.
A tecnologia EDR combina ampla visibilidade com análise comportamental em tempo real de centenas de eventos para detectar automaticamente sinais de comportamento suspeito. Logo depois, um alerta de detecção é acionado.
Com monitoramento em tempo real, a equipe consegue acompanhar as atividades do hacker, percebendo quais comandos estão sendo executados e quais técnicas estão sendo utilizadas.
Isso permite que os ataques cibernéticos mais sofisticados sejam rastreados e os incidentes detectados imediatamente, levando a uma correção mais rápida e precisa.
Por que o EDR é importante para a sua empresa?
Fortalecer a defesa cibernética tornou-se uma das tarefas prioritárias para empresas em todo o mundo. No entanto, ao mesmo tempo em que as organizações lutam para alcançá-las, os cibercriminosos também lutam.
E como mencionamos no tópico anterior, o EDR ajuda nesse exato momento: entender o ataque e reunir o máximo de informações sobre ele para melhorar sua proteção.
Hoje, muitas organizações contam com soluções de prevenção de terminais. No entanto, eles podem não ser suficientes. Pois em caso de falha, os invasores podem entrar no sistema e ficar lá, navegando livremente.
Nesse cenário, na maioria das vezes, a organização toma conhecimento da violação por terceiros, como autoridades ou por seus próprios clientes e fornecedores.
Então, quando uma violação é finalmente descoberta, a organização pode passar meses tentando consertar o incidente porque não tem a visibilidade necessária para ver e entender exatamente o que aconteceu.
Nesse caso, o sistema permanece vulnerável a cibercriminosos que podem continuar a explorar a vulnerabilidade.
Além de não conseguir ter uma visão geral de um ataque, a empresa também pode não conseguir capturar as informações corretas sobre o incidente a tempo de se defender do próximo. Isso significa que a equipe de segurança cibernética ficará no escuro.
Sem esses recursos, as organizações podem passar semanas tentando descobrir quais ações tomar para interromper os fluxos de trabalho, afetar a produtividade e causar grandes perdas financeiras.
EDR vs Antivírus tradicionais
Os antivírus tradicionais não perderam sua relevância. No entanto, eles sozinhos não são mais suficientes para parar as ameaças sofisticadas e complexas que existem hoje.
Isso porque a principal função dessa ferramenta é proteger seu hardware de intrusos. Isso significa detectar atividades suspeitas que afetam os arquivos.
Cada vez que um agente malicioso é identificado, o antivírus deve se atualizar para inserir novas informações em seu banco de dados e evitar que a mesma ameaça volte a atacar.
No entanto, o malware existente está mudando muito rapidamente, permitindo tentativas de invasão enquanto o antivírus está vulnerável e se atualizando.
A tecnologia EDR, além de promover proteção contra agentes suspeitos que um antivírus não perceberia, aprende sobre ataques com muito mais rapidez e precisão.
Então, de forma simplificada, o EDR é uma solução preventiva que está sempre monitorando, se fortalecendo e recolhendo informações. Enquanto o antivírus propõe uma defesa reativa, apenas reportando o incidente.
Como ter o EDR na sua empresa
Recomendamos uma equipe profissional para a instalação e gerenciamento deste antivírus, inclusive a Bruzza Tech pode cuidar desta área para a sua empresa. Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços!