Por que manter os Patches em dia pode salvar sua empresa de Ciberataques?

Aqueles que trabalham com software e estão por dentro das tecnologias provavelmente já ouviram o termo “patch”. Mas você realmente sabe o que é um patch?

O patch destina-se a ajudar a combater as vulnerabilidades do programa e melhorar os controles de hardware, corrigir bugs e travamentos e melhorar sua usabilidade.

Se você ainda não sabe o que é um patch, como funciona, e porque ele pode salvar sua empresa de ciberataques, não se preocupe, reunimos tudo o que você precisa saber para garantir sua segurança e confiança no software que você usa. Continue nosso post e saiba mais sobre o assunto!

O que é Patch?

No sentido literal, patch é uma palavra inglesa que significa “remendo”. E é exatamente esse o seu papel, na prática: “remendar” ou corrigir algo que por algum motivo não funciona como deveria em determinado software.

Os patches mais populares são conhecidos como correções de bugs. Eles são criados e implantados para corrigir bugs que ocorrem no sistema.

Em geral, os bugs mais comuns que os patches tentam corrigir estão relacionados a vulnerabilidades de segurança. Isso significa que, se algum software tiver uma falha que possa ter causado o vazamento de dados importantes, o patch funciona em cima dessa correção.

Mas para entender o que é um patch, você precisa saber que essa não é sua única função.

Existem tipos específicos que são usados ​​para fazer alterações na funcionalidade que não necessariamente demonstram problemas. Além disso, também estão disponíveis patches para adicionar novos recursos ou alterar a aparência dos programas. Esses tipos são frequentemente usados ​​em jogos, por exemplo.

Afinal, é muito mais fácil modificar um programa já instalado do que comprar uma nova versão toda vez que a atual apresentar problemas.

Em geral, um patch seja uma atualização, muito utilizada devido à sua praticidade, tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário.

Para sistemas operacionais, a função é ainda mais importante. Por exemplo, no Windows, a Microsoft geralmente cria e lança seus próprios patches para cada caso e versão. Nesse caso, a preocupação com a segurança é prioridade.

Por que o patch é importante?

Os hackers tentam invadir a partir de pequenas vulnerabilidades no sistema operacional que na maioria das vezes passam despercebidas pelos usuários.

Portanto, deve-se enfatizar que quanto mais vulnerável for o sistema, ou seja, quanto mais falhas ele contiver, mais fácil será a passagem dos cibercriminosos.

Dessa forma, os hackers explorarão uma vulnerabilidade específica e escreverão um código para atacar esse ponto exato. Desta forma, mesmo sem perceber, os usuários podem ser atacados no computador e terem seus dados roubados.

Agora que você já sabe mais sobre o que é um patch, vale dizer que o processo de redução de vulnerabilidades e consequentemente aumento da segurança é feito diretamente com os patches.

Os fornecedores de software geralmente recebem reclamações sobre vários problemas e lançam atualizações para resolvê-los; por isso, é importante manter tudo atualizado com seus programas e atualizações.

Não é incomum que os usuários vejam mensagens recomendando atualizações do sistema em algum aplicativo ao usar um computador ou telefone celular. Esse fato pode ser um incômodo para algumas pessoas que sempre adiam essas atualizações para mais tarde. No entanto, é importante reiterar que aceitá-los é a melhor forma de aumentar a segurança.

É fundamental adquirir o hábito de não clicar no botão “lembrar mais tarde” e avançar o quanto antes para manter o sistema atualizado.

Para as empresas, esse procedimento se torna ainda mais importante. Um sistema exposto e vulnerável pode trazer não só dores de cabeça, mas também danos que podem ser irreversíveis.

Planejar uma política de gerenciamento de patches é muito importante para as empresas, especialmente aquelas que dependem de softwares.

Implemente o Gerenciamento Adequado de Patches em sua máquina

Se você ainda não começou a implementar o gerenciamento adequado de patches em sua máquina, comece imediatamente. Agora você sabe o que é um patch e a melhor forma de implementar essa prática em sua empresa. Não perca tempo! Existem vários cibercriminosos que buscam essa oportunidade para poder operar e roubar dados importantes seus e de sua empresa.

Enfim, você pode fazer com que esse recurso tão importante seja aplicado de maneira correta em sua empresa. Clique aqui e consulte nossos especialistas e conheça o nosso método de gerenciamento de patches, que ajudará a transformar sua empresa.

Rua José Torrezan, N°1615 - Jardim Torrezan, Saltinho - SP, 13440-084